Menino é 'obrigado' a ir à escola em dia frio e vídeo viraliza nas redes sociais: 'Desanimação'
03/07/2025
(Foto: Reprodução) Com carisma e alegria, Pedro Pereira, de 10 anos, conquista as redes sociais ao mostrar rotina enquanto enfrenta os desafios de um raro tumor cerebral. Pedrinho, de 10 anos, transforma os desafios de um tumor raro e diverte seus seguidores
Pedro Pereira, o "Pedrinho", tem 10 anos e mora em Iguatemi (MS). Ele se tornou fenômeno nas redes sociais, reunindo cerca de 550 mil seguidores e mais de 20 milhões de visualizações em vídeos. O menino compartilha momentos do dia a dia e diverte o público com um jeito espontâneo. Veja o vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O vídeo mais recente que viralizou mostra Pedrinho sendo "obrigado" a ir à escola em um dia muito frio, na cidade onde mora. No registro, o garoto aparece bem agasalhado para enfrentar a aula. Com muita "desanimação", como ele mesmo diz, o menino encarou o dia gelado na escola.
Os conteúdos são gravados e acompanhados pela mãe de Pedrinho, Rosenilda de Souza, que monitora tudo e usa o alcance nas redes sociais para mostrar os desafios enfrentados pela família, tudo com muito humor.
"A ideia é mostrar o dia a dia dele, indo para a escola e lidando com as mudanças de humor. Tem dias em que ele está um amor, mas tem dias em que fica mais mau-humorado, por causa da doença", conta.
As gravações começaram em 2023, mas precisaram ser interrompidas após uma cirurgia, que exigiu um período de internação. Pedrinho convive com um tumor raro, chamado craniofaringioma. "A ideia inicial foi de um amigo da família, que gravou um vídeo do Pedrinho e publicou nas redes sociais. O vídeo viralizou. Então, criei uma contra própria para ele, e essa também viralizou", lembra Rosenilda.
Repercussão ajuda a informar público
Diante da repercussão, a mãe decidiu usar a visibilidade para informar e sensibilizar o público sobre a condição do filho.
"Decidi falar com a médica do Pedrinho e pedi para ela gravar um vídeo explicando a doença, o motivo do comportamento dele. As pessoas julgam muito por causa do peso dele. Então ela fez um vídeo explicando, até para que outras mães também entendam como se trata e para terem noção do que é o tumor dele."
Além de entreter os seguidores, os vídeos também divertem o próprio Pedrinho. Em visitas a Campo Grande, onde realiza consultas médicas, ele costuma encontrar fãs. "Ele fica feliz e gosta de ir em Campo Grande porque lá tem muitos seguidores. Nós vamos ao shopping e as pessoas pedem pra tirar foto, conversam com ele e ele fica super feliz", conta a mãe.
Rosenilda se orgulha do exemplo de superação do filho diante das dificuldades.
"Fico muito orgulhosa. Para nós, adultos, já é dificil lidar com a doença. Mas pra ele é 'tudo bem, vamos lá, eu faço'. Ele é um exemplo para outras pessoas. Muitos mandam mensagem dizendo que o dia só fica alegre quando assistem um vídeo dele. Ele passa por tanta coisa, mas ele ri, brinca, é como se não fosse nada."
Tumor raro
A doença foi descoberta quando Pedrinho tinha apenas um ano de idade. "Ele ficou muito doente e perdeu muito peso. Tentamos tratar de diversas formas e não deu certo. Até que procurei um neurologista, e lá descobri que ele tinha um tumor cerebral. É benigno, mas se comporta como maligno, porque não pode ser totalmente retirado e volta a crescer novamente", explica.
Segundo a mãe, o craniofaringioma afeta o peso, o crescimento e o humor de Pedrinho. Atualmente, ele está em fase de avaliação para o próximo passo do tratamento. "O tumor está alojado atrás dos olhos dele e tem alguns riscos. Por isso, não podemos operar com frequência e temos que ter muita cautela", finaliza.
Pedrinho foi "obrigado" a ir a escola em dia frio.
Redes sociais/Reprodução
Pedrinho é natural de Iguatemi (MS).
Redes sociais
g1 em 1 Minuto Mato Grosso do Sul: Pedrinho se tornou um fenômeno nas redes sociais
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: