Entenda porque fruta queridinha do verão ganha força nesta época do ano
09/01/2026
(Foto: Reprodução) Produtores de melancia, em Sidrolândia, colhem bons resultados na safra de verão
Rica em água e bastante consumida no meses mais quentes, a melancia está entre as principais frutas produzidas em Mato Grosso do Sul. Apesar de ser cultivada ao longo de todo o ano, é no início do ano que a produção aumenta. O motivo está nas condições do clima, que favorecem o desenvolvimento da fruta.
Em Sidrolândia, o plantio no assentamento Eldorado II tem impulsionado a colheita e melhorado o cenário para os agricultores familiares, que registram bons resultados nesta safra.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Para o agricultor Rafael Pereira dos Santos, a geada durante o inverno mata a planta.
"Aqui a gente plantou um hectare. Normalmente em um hectare a gente tira 3,5 mil a 4 mil melancias. A gente só planta no verão, que é a época que produz melhor. Na época do inverno não sai como precisa sair", conta.
Na agricultura familiar, o momento é de recuperação. Depois de um período de prejuízos, o campo voltou a produzir, com frutas em bom estado e produtividade acima do registrado no ano anterior.
"No ano passado a gente praticamente quase não chegou a colher, porque ela perdeu antes da hora, quando ela foi madurar, deu o sol muito quente e ela queimou toda e não chegou no ponto de colheita", explicou o agricultor.
O excesso de calor e a falta de chuva na safra passada prejudicaram o crescimento das plantas e causaram grandes perdas.
Conforme o agricultor Geovani Ferreira Santos, a perca foi em torno de 95% a 100%. "Agora tivemos um resultado bem melhor, as chuvas vieram no momento certo, a irrigação deu certo e o sol não queimou como da outra vez."
O cultivo da melancia é feito, em sua maioria, por pequenos e médios produtores. Por ter ciclo rápido, a fruta gera trabalho no campo e, na época da colheita, abastece o mercado interno, garantindo renda extra nas propriedades rurais.
Com o aumento da oferta, o preço caiu. No atacado, o quilo da melancia é vendido, em média, a R$ 0,90, cerca de 40% a menos do que no mesmo período do ano passado. Mesmo com o valor mais baixo pago pela fruta, os produtores de Sidrolândia consideram a safra positiva.
A boa produção ajuda a reduzir os prejuízos recentes e reforça a importância da melancia para a agricultura familiar e para a economia do município.
Fruta é a queridinha do verão
Chico Gomes/TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso Sul: